segunda-feira, 2 de julho de 2012

Saiba como o riso pode ser seu melhor gerente




Desvendando o bom humor. Este é o segredo apontado pelo autor da obra, o jornalista e humorista Renato Pereira, para quem quer viver bem e com prosperidade. O livro “Vendendo com bom humor” é um guia prático de consultas e dicas de como utilizar o bom humor de forma inteligente nos negócios.

O autor faz uma analogia entre os atos de amar e comprar, em perfeita sincronicidade: “Esquecemos a primeira compra, mas nunca o primeiro beijo”, dispara o jornalista, lembrando que o beijo inaugural é acompanhado do elemento surpresa enquanto que na compra pode ficar um sentimento de culpa, fazendo que a memória delete importante alegria passada.

Na avaliação de Renato Pereira, o riso pode ser o melhor gerente. A fórmula, segundo ele, é simples: transformar reflexões sobre momentos dolorosos em prazerosos. “Exemplo: puxa, meu café está sem açúcar” e, em seguida, “que bom, assim posso sentir, pela primeira vez, o real gosto do café”. Para o jornalista, que já trabalhou como redator do programa humorístico de Chico Anísio, por seis anos, ninguém é feliz ou infeliz; está feliz. “E assim funciona com o bom humor: se está de bom humor”, explicou, acentuando que a excitação de uma pessoa faz parte de um livre arbítrio. “Se a pessoa se ama, o resto que espere”, disse, sintetizando que o desamor é uma neurose de quem não sabe amar e não de quem não é amado.

Sua técnica é criar, a partir do sorriso, uma abertura de aceitação para a prática de novos comportamentos proativos no binômio vendedor-cliente. Ao longo de 50 anos, Renato Pereira já trabalhou também como humorista no Jornal do Almoço da RBS (RS) e da Rede Bandeirantes. Atuou como one man show em diversos espetáculos teatrais. Sua palestra-espetáculo “Vendendo como bom humor” já esteve no palco de várias capitais brasileiras e no exterior. Devido ao sucesso alcançado transformou a palestra em livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário