sexta-feira, 27 de abril de 2012

Adeus “Paulão”...

Hoje, meu telefone tocou cedo e ouvi a frase: “Você sabe quem morreu?”. Eu disse “Não” e a voz do outro lado disse “O Paulão, em um acidente de trânsito na RS-122”. Minha mente parou por alguns segundos e, como um filme, vi passar em minha mente 19 anos de convivência com Enildo Paulo Pereira, o Paulão. Mais que um autor da editora Imprensa Livre, ele era um amigo querido.  Durante este tempo, rimos muito, trocamos informações, aprendi muito. Ele era apresentador do programa “Polícia em ação” e “Brasil Urgente”, figura pública controvertida, com um estilo próprio que recebia frequentes críticas. De porte grande, era um homem alto e robusto, mas por debaixo daquela armadura havia um homem sensível com “grande coração”. Na minha profissão aprendi a nunca julgar um livro pela capa, e isso se aplica ao grande ser humano que hoje deixou este mundo terreno. Querido amigo, a Imprensa Livre está de luto, pessoalmente sentirei muito a tua falta, mas sei que você acreditava que a vida não findava com a morte, então direi apenas, até mais...

Karla Viviane – Editora-chefe Imprensa Livre.




segunda-feira, 23 de abril de 2012

É hoje - Lançamento Amar Acolher Cuidar




A Editora Imprensa Livre tem o prazer de convidar para o lançamento do livro Amar Acolher Cuidar – dependência química numa visão holística, da autora Venis Guimarães Carválho, a realizar-se no dia 23 de abril, segunda-feira, às 19h na Palavraria livros & Cafés, na rua Vasco da Gama, 165 - Bom Fim.

A dependência química é uma questão urgente na sociedade contemporânea. Milhares de famílias pedem socorro para tentar tirar seu ente querido do tortuoso caminho que poderá levá-lo à morte. Junto com terapias especializadas e métodos modernos de tratamento do dependente, a autora Venis Guimarães Carválho introduz neste livro uma nova visão holística de tratamento. O indivíduo é um ser integrado – mente, corpo e espírito –; não basta tratar somente o corpo, mas o todo. Estabelecer um caminho de volta para si, reaprender a se amar e a se respeitar, acreditar em algo maior, ter uma fé, um motivo, um porquê para continuar vivo e com qualidade. Amar, acolher e cuidar é um livro de duas vias: ensina o amor e a compaixão pelo outro que está sofrendo e é também uma busca interior tanto para quem está sendo ajudado quanto para quem ajuda. Somos todos integrados uns com os outros, só não percebemos isso no dia-a-dia porque ainda não mudamos nossa visão…
Venis de Lourdes Guimarães Carválho é graduada em Comunicação Social, Relações Publicas. Exerce a profissão de Terapeuta Holística. Frequenta oficinas de psicanálise e literatura, no Instituo Wilfred Bion e Oficina do Livro – o livro passo a passo, no Studio Clio – Instituto de Arte e Humanismo, ambos em Porto Alegre.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

A IL agora está na rádio



A Editora Imprensa Livre a partir de maio terá um programa especial (Programa Imprensa Livre) das 9 às 10h da manhã de segunda à sexta na rádio Metropole AM. O programa contará com entrevistas com os nossos autores e com pessoas destacadas no meio cultura do RS. Além disso serão divulgadas as últimas notícias ligadas a cultura, literatura e demais artes.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Parkinson e a qualidade de vida



A qualidade de vida relacionada à doença (QVDP) se tornou um novo capítulo da Medicina. Este é o resumo que o médico neurologista, Telmo Reis, faz do livro intitulado "Doença de Parkinson: Busca da Qualidade de Vida". De acordo com ele, a área médica passou a considerar que os portadores de doenças crônicas convivem, às vezes, vários anos com determinada doença, a exemplo de Parkinson. A partir de então, informou que especialistas do ramo criaram um conjunto de medidas de bem-estar que possibilitassem aos pacientes, no decurso da doença, uma melhor qualidade de vida.
A grande transformação da Medicina, na avaliação do Dr. Telmo, é a determinação dos médicos proverem ao paciente todas as condições para ele viver melhor. Como exemplo, o especialista cita um diagrama, no qual, antigamente, o médico ficava na posição central em grau de importância. Hoje, porém, ele entende que o paciente é quem ocupa este lugar, ou seja, no centro das atenções. E, na periferia do diagrama, estão todos os fatores provedores de bem-estar do paciente no convívio com a doença, a exemplo do apoio da família, de atenção multidisciplinar terapêutica, do psicólogo e psiquiatra, do neurologista, da capacidade física, entre outros.
Dr. Telmo explicou, ainda, que o Parkinson é uma doença neurodegenerativa que evolui por muitos anos, até décadas, compromete os movimentos, reprime a cognição e afeta o temperamento e diversas outras funções dos pacientes, que acabam passando por muitas privações. De acordo com a Organização Mundial da
Saúde (OMS), existem cerca de 160 a 200 casos por 100 mil habitantes do Brasil e demais países.
"Relacionado ao paciente, qualidade de vida tem a ver com sua integralidade. Ao neurologista, a quem cabe a definição do diagnóstico correto e o desenho da melhor orientação terapêutica, resta apenas uma fração de tudo que é necessário para sustentar o melhor bem-estar possível de quem tem doença de Parkinson (o que vale também para outras doenças crônicas)", afirmou o especialista.
Ele acredita que a ciência e a tecnologia poderão, em breve, fornecer novos subsídios para impedir a progressão da doença, como o surgimento de drogas mais eficientes, além de ações e atitudes que sirvam como facilitadores. No livro, o autor aborda os meios necessários para se obter qualidade de vida e, depois, tudo o que for necessário for para preservá-la, a exemplo de cuidados e medidas no curso evolutivo da doença de Parkinson. A obra contempla, com destaque, a opinião de 10 especialistas, todos com considerável experiência no estudo da doença de Parkinson, particularmente comentando a busca da qualidade de vida.
"A qualidade de vida é o produto desse novo interessa da Medicina no sentido de oferecer ao paciente tudo aquilo que ele necessita para poder viver melhor", finalizou.
Para adiquirir o livro acesse o site: http://www.imprensalivre.net/portal/loja/

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Prêmio Açorianos de Música 2012


A Editora Imprensa Livre foi indicada ao Prêmio Açorianos de Música em duas categorias, melhor compositor Gênero Regional e melhor projeto gráfico, com o livro Songbook, Léguas de Milongas, do autor Airton Pimentel. Agradecemos aos autores, clientes, fornecedores, prestadores de serviço, funcionários e leitores pelo apoio ao longo dos 19 anos da Imprensa Livre. Juntos, podemos transformar o mundo...
A entrega será no dia 9 de maio, no Theatro São Pedro às 20h30min.

Lançamento do livro Amar Acolher Cuidar

A Editora Imprensa Livre tem o prazer de convidar para o lançamento do livro Amar Acolher Cuidar – dependência química numa visão holística, da autora Venis Guimarães Carválho, a realizar-se no dia 23 de abril, segunda-feira, às 19h na Palavraria livros & Cafés, na rua Vasco da Gama, 165 - Bom Fim.